terça-feira, 25 de junho de 2019

ELEMENTOS DE UM PROJETO ARQUITETÔNICO

Estamos muito felizes de você ter chegado ate aqui.....isto significa que você esta muito perto de realizar o sonho da Casa própria....ai você pensa...Por onde eu começo? É, realmente não é fácil, mas vamos tentar te ajudar.
Acreditamos que você já tenha um terreno e que ele está totalmente legalizado e pronto para construir, certo?
Se sua resposta for não, você pode continuar lendo este Blog, mas antes de construir legalize seu terreno e contrate um profissional para te ajudar.
Se a sua resposta for sim, acredito que o seu arquiteto já tenha falado com você sobre alguns termos técnicos, tais como: Anteprojeto de Arquitetura contendo: Planta Baixa, Planta de Cobertura, Planta de Localização, Planta de Situação, Cortes, Fachadas e do Projeto de Prefeitura....ai você pensa....O QUE É ISTO?????
É aqui que entramos para te ajudar, vamos la:

O que é um Anteprojeto Arquitetônico?
O anteprojeto de arquitetura é a etapa de aprofundamento do projeto. Depois da criação de todos os croquis, plantas e maquetes 3D iniciais, o arquiteto parte para uma etapa mais técnica, em que o projeto começa a ganhar informações mais detalhadas.

Esse detalhamento é importante porque, a partir dessa etapa, outros profissionais serão envolvidos no trabalho. É o que chamamos de projetos complementares. Eles podem ser de hidráulica, infraestrutura, hidros sanitários, entre outros (de acordo com as exigências da obra).

Além disso, o anteprojeto precisa ser incluído no projeto legal, que é um conjunto de documentos enviados pelo arquiteto para a prefeitura ou condomínio.

O diálogo com o cliente é importante durante todo o processo, mas durante essa fase ele é essencial. O arquiteto deve criar representações claras de como o projeto final vai ficar e tirar todas as dúvidas possíveis.

Planta Baixa: É o nome do desenho técnico da futura construção. No papel este desenho se da a partir de um corte horizontal à altura de 1,50 m do piso. É como se você estivesse vendo sua casa de cima, sem telhado. A planta baixa contém todos os espaços definidos para a construção, como quartos, sala, banheiro, cozinha etc.

Planta de Cobertura: Nada mais é que a planta do telhado, aqui é representado todas as informações do formato do telhado, acabamentos e o sistema de recolhimento e escoamento das Águas Pluviais (Chuva).

Planta de localização: Nessa planta é possível ter uma visão mais ampla da obra e de seus arredores. O arquiteto precisa delimitar os limites do terreno com o passeio e a via de rolamento, conhecidas popularmente como ruas.

Também é necessário incluir outros elementos que podem fazer parte do terreno, como área de lazer, muros, equipamentos, entre outros.

Planta de situação: A planta de situação, assim como a de localização, também traz uma vista superior do imóvel. A diferença é que o seu objetivo é mostrar a relação da obra com o entorno do lote.

Ela traz informações como construções existentes no local, demolições futuras, restrições governamentais e cotas gerais lineares e angulares do terreno.



Cortes: Os cortes servem para mostrar os compartimentos internos de um projeto, a altura do peitoril (altura das janelas), tamanho das portas, entre outras informações que não ficam aparentes na planta baixa.
Um projeto deve ter, no mínimo, dois cortes. O transversal e o longitudinal, Para facilitar o seu entendimento, veja as imagens abaixo:
Corte Transversal:

Corte Longitutinal:



Fachadas: Significa cada uma das faces exteriores da edificação/construção. No desenho arquitetônico representamos a fachada frontal (frente), a fachada posterior (fundos) e as fachadas laterais (lado direita e lado esquerda).




Fonte: https://www.vivadecora.com.br/pro/estudante/anteprojeto-de-arquitetura/

ETAPAS DE UMA CONSTRUÇÃO


Bom...agora que você já sabe um pouquinho sobre os Elementos de um Projeto Arquitetônico é hora de saber quais são os próximos passos para tornar seu sonho realidade.

Aqui vamos falar um pouco sobre as Etapas da Construção: Planejamento da Obra, Elaboração do Orçamento, Serviços Preliminares, Infraestrutura (Fundações), Supra Estrutura (Pila, Vigas e Laje), Vedação (Paredes), Cobertura (Forros/Telhados), Esquadrias, Instalações Hidrossanitarias, Instalações Elétricas, Pinturas Interna/Externa, Louças/Metais, Revestimentos/Acabamentos e finalmente a Limpeza final!!!

Planejamento Da Obra: Faça um planejamento para a obra. Esse roteiro de etapas de obra serve como um guia que pode te ajudar a planejar! Defina o início da obra e distribua o custo nas etapas para você saber quanto custará cada uma delas. Há softwares de planejamento que auxiliam a fazer um planejamento assertivo. Os engenheiros de planejamento também ajudam a determinar quanto tempo vai durar a obra.

Macete 01: O planejamento no papel aceita tudo. Aceita qualquer prazo para as etapas de obra, mas a realidade é outra. Leve em consideração a disponibilidade do dinheiro a ser gasto, a mão-de-obra e a entrega dos materiais.

Elaboração Do Orçamento Da Obra: Etapa muito importante para saber quanto custará a sua obra. Para elaborar um bom orçamento você precisará saber quais serão todos os materiais utilizados/aplicados na sua obra. Essa informação estará no projeto executivo. Para iniciarmos o orçamento, precisamos ter conhecimento sobre qual é o valor do CUB, ou seja, CUSTO UNITÁRIO BÁSICO da região onde será construída a edificação, o CUB vária de região para região. Cada estado possui um CUB, mas algumas cidades podem ter o seu próprio CUB, assim como construtoras e empreiteiras.

O CUB de Peruíbe é de R$ 1.791,47 para ate 80m² (Ref. Junho /17).
Para outras metragens consulte: https://aeap.com.br/honorarios-minimos/

Serviços Preliminares (Início Da Obra !!): É a preparação para iniciar a obra. Inclui a limpeza e fechamento do terreno, montagem do canteiro e barracão de obras, serviços de terraplenagem (movimentação de terra com corte e-ou aterro). Em seguida é feita a locação de obra com a montagem do gabarito e a definição dos eixos de execução das fundações e, mais para frente, das paredes e divisórias.

Infraestrutura (fundação): A construção de uma edificação começa pela sondagem do terreno sobre o qual ela será erguida. A sondagem, uma espécie de radiografia do terreno, identifica as camadas do solo e sua resistência, além de detectar a presença do lençol freático (água), informações fundamentais para que o Engenheiro projete adequadamente as fundações, que podem ser diretas e indiretas.

A primeira e fundamental fase para uma boa execução de qualquer obra é a infraestrutura. Para executar corretamente a infraestrutura deve contar com um Engenheiro Civil para elaboração do projeto e com profissionais competentes e com uma equipe especializada e treinada para executar o trabalho de maneira rápida e eficiente para proporcionar ao cliente segurança, qualidade e o melhor custo benefício na implantação da infraestrutura de seu projeto.

A fundação direta é assentada nas primeiras camadas do solo (em média até 2 m), e a fundação profunda nas camadas mais profundas do solo, em virtude da resistência só ser alcançada em camadas de 10 m ou mais.

Escolha do tipo de fundação

Para a escolha do tipo de fundação interessa, portanto, saber:

Natureza e características do solo no local da obra;
Disposição, grandeza e natureza das cargas a serem transferidas ao subsolo;
Limitações dos tipos de fundações existentes no mercado e as restrições técnicas impostas a cada tipo de fundação;
Fundações e condições técnicas dos edifícios vizinhos; e
Orçamento completo (material, mão-de-obra, transporte etc.) das soluções e tipologias possíveis.
A infraestrutura e a parte inferior da estrutura de uma construção ou edifício que suporta e transmite cargas ao terreno. A infraestrutura ou fundação pode ser:

Fundação Direta: São aquelas em que as cargas são transmitidas para o terreno através do prolongamento do pilar abaixo do nível do solo com um alargamento em sua base e se o solo firme estiver a pequena profundidade. Ex.: Sapatas corridas ou contínuas, sapatas isoladas e radier.

As fundações diretas ou rasas são aquela em que a carga da estrutura é transferida diretamente ao solo pela fundação. São executados em valas rasas, com profundidade de no máximo 2 metros, e caracterizados por blocos, alicerces, sapatas e radiers. Quando a camada resistente à carga da edificação ou seja, onde a base da fundação está implantada, não excede a duas vezes a sua menor dimensão ou se encontre a menos de 2 m de profundidade.

Fundação Indireta: Se o solo firme estiver a grande profundidade (maior que 2 m). Ex.: Estacas, tubulões.

As fundações indiretas ou profundas são aquelas que transferem a carga por efeito de atrito lateral do elemento com o solo e por meio de um fuste. Estas estruturas de transmissão podem ser estacas ou tubulões. São aquela cujas bases estão implantadas a mais de duas vezes a menor dimensão, e a mais de 2 m de profundidade.

Custos das fundações: Fundações bem projetadas correspondem de 3% a 10% do custo total da construção; porém, se forem mal concebidas e mal projetadas, podem atingir 5 a 10 vezes o custo da fundação mais apropriada para o caso. O custo da fundação aumenta também em casos em que as características de resistência do solo são incompatíveis com os esforços que serão a ele transferido, pois nestas situações, elementos de fundação mais complexos são exigidos, podendo-se ter, inclusive, a necessidade de troca de solo, com reaterro e compactação. Tudo isto levando a custos, muitas vezes, não previstos inicialmente.





Supra Estrutura (Pila, Vigas e Laje): É a sustentação da edificação. São as estruturas que ficam acima da terra como pilares, vigas, lajes. As estruturas mais comuns no Brasil são:
Concreto armado convencional ou protendido (sistema pilar-viga-laje).
Alvenaria estrutural (a própria alvenaria é a estrutura da edificação)
Estruturas metálicas (principalmente em galpões, indústrias)



Vedação (Paredes): É a etapa de execução de alvenarias, chapisco, emboço ou reboco. As paredes também podem ser em Drywall (gesso acartonado) ou divisórias!
Veja mais em: Tipos de Paredes, Passo a Passo! [Inclusive divisórias]: https://pedreirao.com.br/tipos-de-paredes-passo-a-passo-inclusive-divisorias/




Cobertura (Forros/Telhados): A construção do telhado é dividida em duas etapas: estrutura (engradamento) e cobertura (telhas). As telhas podem ser:
Cerâmicas
Concreto
Metálicas
Fibrocimento
e vários outros modelos.

Macete 02: O que determina a inclinação do telhado é o tipo de telha que será utilizada!




Esquadrias: As esquadrias são as portas e janelas. A instalação deve ser bem-feitas para evitar problemas na abertura das mesmas. Existem vários tipos de esquadrias no mercado. Elas podem ser em:
Metálicas
Alumínio
Madeira
PVC
Vidro temperado
Veja mais em: Janelas e Portas, Passo a Passo! https://pedreirao.com.br/janelas-e-portas/

Macete 03: Saiba escolher as esquadrias que ficam em harmonia com a arquitetura da sua casa.



Instalações Hidrossanitarias: As instalações hidrossanitárias são divididas em:
Instalação de água fria
Instalação de esgoto
Instalação de água quente
Instalação de água de reuso (se houver)
Devem ser feitas com bastante atenção e cuidado para evitar vazamentos e problemas futuros. Há vários tipos de materiais para tubos e conexões além do PVC.
Veja mais em: Tipos de tubos: PVC, CPVC, PPR, PEX, PVC Esgoto!: https://pedreirao.com.br/tipos-de-tubos-pvc-cpvc-ppr-pex-pvc-esgoto/



Instalações Elétricas: É a passagem de eletrodutos, fios e cabos, seguida da instalação de tomadas e interruptores. Toda a instalação é dividida em circuitos protegidos por disjuntor.
Veja mais em: Conceitos de fios e cabos elétricos, passo a passo!: https://pedreirao.com.br/conceitos-de-fios-e-cabos-eletricos-passo-a-passo/



Pinturas Interna / Externa: Etapa de pintura interna, externa e texturas. A pintura interna em paredes de alvenaria se divide em:
Preparar as paredes, pisos e tetos
Aplicar selador
Aplicar massa corrida
Pintura com tinta acrílica em duas ou três demãos
Veja mais em: Tudo sobre Pinturas e Texturas, Passo a Passo!: https://pedreirao.com.br/pinturas-texturas/



Louças/Metais: Etapa de instalação de lavatórios, bancadas, box de banheiro, armários planejados etc.
Veja mais em: Tipos de Bancadas para Cozinhas e Banheiros!: https://pedreirao.com.br/tipos-de-bancadas-para-cozinhas-e-banheiros-passo-a-passo/



Revestimentos/Acabamentos: É a etapa de assentamento de pisos cerâmicos, porcelanatos, pisos laminados, azulejos, granitos.
Veja mais em: Tudo Sobre Acabamentos, Passo a Passo!: https://pedreirao.com.br/acabamentos/




Áreas externas e Paisagismo: Piscina, quadra, área para churrasqueira, gradil, plantio de grama e cultivo do jardim.

Limpeza Final: Limpeza final de obra. Deve ser feita com tempo e cuidado, olhando todos os detalhes para que fique tudo muito limpo e bonito para receber a família. Também é nessa etapa que é testado o funcionamento de todas as instalações.



Todas as etapas acima variam de acordo com o seu projeto. Algumas delas podem não existir ou serem puladas. O importante é conhecer as etapas e saber que construir demanda tempo, dinheiro e energia!
Não pense em fazer tudo sozinho, contratar um pedreiro e começar a construir. A falta de conhecimento em construção só traz transtornos, problemas, atrasos, mal gosto e prejuízo.
Contrate profissionais especializados da área para elaborar os projetos, planejar, orçar e executar a obra. Você terá economia de tempo e dinheiro, qualidade, segurança e bom gosto.
Normas Técnicas de Referência
NBR 12722:1992 – Discriminação de serviços para construção de edifícios – Procedimentos
NBR 15575-1:2013 – Edificações habitacionais — Desempenho – Requisitos gerais

SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Abrangendo o consumo consciente de matéria prima, o reaproveitamento de resíduos e a minimização de desperdícios, o conceito de sustentabilidade na construção civil, quando bem observado, traz uma série de vantagens aos empreendedores.
Mais do que dar atenção especial aos aspectos sociais e ambientais que envolvem a obra, ser sustentável é também garantir a sua viabilidade econômica. Fazer com que os materiais sejam reutilizados, definir alternativas para a exploração dos recursos naturais e encontrar novas formas de geração de energia são atitudes que diminuem os impactos da construção no ambiente. Além disso, desempenham um papel fundamental para tornar os processos economicamente viáveis.


Sendo assim, entre os principais benefícios da sustentabilidade na construção civil, nós destacamos:
  • Redução de gastos, que se dá pela mencionada otimização dos processos;
  • Incentivos fiscais, que são cada vez mais comuns para as práticas sustentáveis no segmento construtivo;
  • Mais conforto aos proprietários, garantidos por cuidados arquitetônicos sustentáveis relacionados ao controle térmico, de luz e demais fatores ambientais;
  • Maior apelo e conforto visual, gerado pelos mesmos fatores;
  • Melhor argumento de vendas, uma vez que o conceito de sustentabilidade é cada vez mais valorizado no ambiente contemporâneo.
Cada vez mais comuns, eficientes e baratas, as tecnologias sustentáveis proporcionam uma grande influência positiva sobre o meio ambiente. Além disso, elas atendem a exigências comuns da nossa sociedade, relacionadas aos cuidados com as pessoas e com a natureza.
Agora você já sabe como a sustentabilidade na construção civil é indispensável para se destacar no mercado, cuidar do meio ambiente e garantir a redução de custos. Confira também as melhores práticas para adotar esse tipo de cuidado nos link abaixo:  
https://www.sienge.com.br/blog/10-dicas-de-sustentabilidade-na-construcao-civil/

ENTREVISTA/ NOTÍCIAS

Fique por dentro das últimas notícias relacionadas a Construção Civil:

- Paraná terá a 1ª usina do Brasil a gerar energia por meio de esgoto e lixo: Leia a matéria completa em:
https://casacor.abril.com.br/noticias/parana-sera-1a-usina-do-brasil-a-gerar-energia-atraves-de-esgoto-e-lixo/?fbclid=IwAR1ubXX7Sv69rOgepgTcd4e5JlOqC9Xl_FlgD8kZplfLjD-ouYi8uRGjni4

- Lucrando com a reciclagem de entulho: Veja os vídeos informativos em: http://www.setorreciclagem.com.br/reciclagem-de-material-de-construcao-civil/reciclagem-de-entulho/

- Você pode ajudar o Meio Ambiente aplicando algumas técnicas de sustentabilidade na sua construção!!! Veja este artigo:
https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/atualidades/sustentabilidade-na-construcao-civil.htm

Logo mais atualizaremos esta página com mais artigos para vocês.... fiquem atentos!!!!

segunda-feira, 24 de junho de 2019

PROJETOS ARQUITETONICOS – ÊNFASE EM MORADIAS DE BAIXA RENDA E SOLUÇÕES SUSTENTAVEIS


A cidade de Peruíbe teve um grande avanço nos últimos anos nos programas de habitação, o que possibilita muitas famílias de baixa renda realizar o sonho de conseguir sua casa ou apartamento. Então, se você está em busca de concretizar isso, fique conosco pois vamos te  mostrar nesse artigo tudo o que você precisa saber sobre CDHU Peruíbe 2019.




Infelizmente muitas informações rasas e até mesmo falsa são divulgadas na internet, vamos te ensinar realmente como funciona esse programa habitacional e o que é necessário ser feito para realizar esse seu sonho. Abaixo segue todas as informações necessárias.

VOCÊ SABE QUAIS SÃO ESSES BENEFÍCIOS?
Benefícios como por exemplo um valor bem menor das parcelas e também prazo de pagamento para anos e anos, o que deixa mais fácil a aquisição do seu imóvel. Não se preocupe, nesse artigo vamos detalhar todas estas informações.
São inúmeros os incentivos dados pelo governo para a população mais carente adquirir seu imóvel e se livrar de uma vez por todas do aluguel, pagando um preço pelo o que não é nem nosso.

SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA DO CDHU?
A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo é um programa organizado pelo governo do estado em parceria com a Secretaria de Habitação. Não há dúvidas que esse é o maior programa de moradias populares que temos no nosso País. A principal meta desse programa é construir essas casas e apartamentos em todo território do estado de São Paulo. E como já dissemos no início, é especialmente para as pessoas de baixa renda (isso significa que são famílias que tem de 1 até 10 salários mínimos).

QUANDO SURGIU?
Talvez você se lembre de nomes como CECAP, CODESPAULO e CDH. Esses foram os primeiros nomes, dado em 1949. O CDHU surgiu propriamente com esse nome em 1989. E desde então, realizando o sonho de muitas famílias humildes… Mas o melhor de tudo é que não parou por ai, o número de casa e apartamentos feitos só aumentam mês a mês.

COMO FUNCIONA O PROGRAMA
Para participar e se inscrever no CDHU Peruíbe 2019 é necessário ter no mínimo 18 anos, ter uma renda familiar bruta de 1 até 10 salários mínimos e não pode possuir nenhum outro imóvel na sua cidade.



É PERMITIDO ESCOLHER CASA OU APARTAMENTO?
Não! Depende do que será construído na região, que depende do espaço do terreno e de toda infraestrutura. Mas em caso de apartamentos, dependendo do momento em que você for sorteado, é possível sim escolher o andar. A única questão é que andares térreos têm preferências para idosos.

PARCELAS DO CDHU
O cálculo das suas parcelas é calculado com base na renda da sua família, e pago mensalmente. A parcela nunca será mais que 30% e também nunca pode ser menor que R$ 50,00.

EU POSSO VENDER MEU IMÓVEL?
Depois de 2 anos de contrato isso é permitido, entretanto o novo morador precisará ser aprovado pela cia. Nesse caso, é necessário ir até ao escritório CDHU São Paulo.

CDHU PERUÍBE 2019 – FAÇA SUA INSCRIÇÃO




Abaixo deixamos o contato oficial do programa. Lá também é possível saber essa informação de inscrição, como outras também:

Telefone: (11) 2505-2000
Alô CDHU: 0800 000 2348
Endereço: Rua Boa Vista, 170 – São Paulo (SP)







domingo, 23 de junho de 2019

LEGISLAÇÃO MUNICIPAL (Ênfase nas construções para população de baixa renda)

Você sabia que existe uma Lei para Reforma/Construção gratuita?

A Lei da reforma gratuita é o nome popular da Lei 11.888/2008 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11888.htm), em vigor desde junho de 2009. Trata-se da Lei Federal de Assistência Técnica para a construção de Moradia, que é primariamente interpretada como uma lei de recursos para a construção de casas em condições de segurança para família de baixa renda que vivam em certas condições.



Imagem: https://direitosbrasil.com/lei-da-reforma-gratuita-como-funciona/

No país, a lei da reforma gratuita ainda é conhecida por poucos, embora as leis de benefício à construção civil sejam muito populares. A lei foi desenvolvida para favorecer a moradia de pessoas em certas situações de risco, de forma que obtenham a qualidade de vida e a dignidade de moradia previstos na Constituição.

Os recursos, no entanto, ainda são distribuídos de forma esparsa, e sua obtenção nem sempre é tão simples.

Esta lei trata de um momento posterior à construção de uma casa. Na prática, a lei estabelece a possibilidade de estudos de engenharia e de arquitetura, acompanhamento, construção e compra de materiais para imóveis urbanos e rurais, bem como regularização burocrática destes imóveis, desde que pertençam a famílias com renda mensal de até três salários mínimos.

Ela possibilita que famílias menos privilegiadas financeiramente tenham acesso a uma assistência técnica de qualidade para seus imóveis. Desta forma,

ELEMENTOS DE UM PROJETO ARQUITETÔNICO

Estamos muito felizes de você ter chegado ate aqui.....isto significa que você esta muito perto de realizar o sonho da Casa própria....ai ...